Participando da Semana High Stakes, o vídeo do Gabriel Goffi, me chamou atenção em um ponto… E antes de eu falar isso, quero primeiro parabenizá-lo pelo trabalho. E dizer que compartilho dessas atitudes e preceitos… Mas no momento 36:20 aproximadamente do vídeo 2, aonde fala “crescer a qualquer custo”… E nesse ponto vou contar o efeito que o primeiro vídeo teve em mim. Fiquei com tudo aquilo na cabeça e o tempo todo, durante o vídeo, falando p mim mesma, eu já sou e sempre fui High Stakes… E conscientemente eu mesma, diria, “me boicoto” ou “me freio” em certas decisões, para questionar o caminho que estou trilhando e como estou trilhando… Pois sei que “os fins não justificam os meios” e isso não é uma crença é um princípio… Então muito cedo na vida soube diferenciar com cuidado o que é crença e o que é princípio. E com tudo isso na cabeça, fui dormir e usei uma das diversas técnicas ou hackes (como fala) para sonhar com a resposta e estar consciente no sonho, para descobrir como parar de usar “auto-freios” e manter a alta performance sem cair na corrupção pessoal de fins justificam os meios.

Com isso eu acordei energizada esta manhã. E quero compartilhar com vocês porque pode ser o mesmo problema de muitos… Vou contar como foi:

Havia um guru, líder ou chamã que tinha uma receita de sucesso e desenvolvimento pessoal, enfim o mestre dos magos, mago profeta, sábio e poderoso, ele tinha um assistente, que o idolatrava. Ambos tinham uma relação de amor e ódio um pelo outro, ao mesmo tempo que o Guru o admirava por ele se manter humilde (coisa que ele percebia por sí mesmo o abandono em detrimento as escolhas da sua posição e liderança), ressentia então seu Assistente, por não explorar seu verdadeiro potencial e viver na sua sombra, o Mestre… Ao mesmo tempo o Assistente admirava o Guru pela sua coragem de enfrentar a vida de frente e agir, inspirar muitos e influenciar positivamente as pessoas. E em paralelo tinha pena dele por ser escravo de sua própria fortaleza ou ego. Um dia um aluno/interessado no processo todo se aproximou dos dois e foi fazer parte dos ensinamentos, pois estava em busca de algo que sentia lhe faltar, mas sabia que as respostas estavam dentro de si. E era muito cético na possibilidade de que alguém de fora poderia lhe dizer o que pode ou deve fazer, o que é ou não é melhor para si. Mas foi mesmo assim, aprender a tal magia, muito por insistência de seu amigo, o Assistente.
Então o Guru vai explicando todo o processo de plantar e cultivar essa plantinha que a cada 5 anos, com a forma correta de regar e preparar o solo, dava uma flor e dentro dessa flor vc poderia colher seu pólem e dele fazer um chá para tomar e assim estimular de forma ilimitada seu desempenho… Durante todo o processo a obsessão do Guru com cada detalhe de sua descoberta milagrosa, sabia que qualquer passo em falso tudo estaria perdido e sem aquela poção mágica ele não seria mais capaz de manter sua ascensão … E com isso usava os dotes do assistente mas de forma bruta, o tratava com desleixo para que tomasse cuidado com o jeito de fazer aquilo que foi pedido… E o assistente, por admirá-lo, o compreendia, em sua gratidão e humildade sabia que o mestre queria o melhor, assim o seguia e tentava arduamente imitar os passos de seu Mestre…

O Aluno vendo toda aquela dinâmica olhou para ambos e entendeu que o custo de obter a perfeição da sua arte, tornou o Mestre intolerante com um outro que não era capaz de reproduzir tal arte com a mesma destreza. E em contrapartida o Assistente que nunca mais atreveu-se a andar do seu próprio jeito, e por medo jamais atingiria a perfeição … E disse: Você Guru, dá mais valor a essa planta que a pessoa que está ao seu lado e te ajuda a cultivá-la. E vc Assistente, realmente se submete ao mestre por bondade e humildade ou tem receio de brilhar ao sol com medo da própria sombra?

E foi assim que entendendo o significado do sonho e sabendo que eu e muitos de nós, somos mestre, assistente e aluno… Não há motivos para temer a própria sombra se emitir luz própria, ou seja, ser sua própria fonte de luz, seu próprio sol… E para isso é preciso sim estabelecer a luz que quer ser e emitir ou refletir em outros, nesse ou em qualquer caso os fins não justificam os meios e princípios são necessários para manter se brilhando com luz própria e não sob qualquer sol externo que te faz “cast a shadow”… cuidado com palavras como “a qualquer custo” pois pode estar refletindo em outros a sua sombra e não sua luz …

Quando inspiramos uns aos outros e compartilhamos nossas experiências, por melhor que seja a intensão, nunca podemos impor nossos métodos ou princípios… Podemos inspirar cada um a encontrar a sua própria luz, se é que isso é possível …

No mais cito o grande Raul Seixas “Antes de ler o livro que o Guru lhe deu, você tem que escrever o seu”… Grande abraço e maravilhoso curso, recomendo que assista aos vídeos do High Stake e se inspire para brilhar de dentro para fora, então vou continuar acompanhando porque como falei sou mestre, aluna e assistente assim como todos nós…