Quais as vantagens e desvantagens do sistema de cotas para o ensino superior?

Curso Docência do Ensino Superior

Aula Políticas de Inclusão no Ensino Superior

Proposta de discussão
por Prof. Roberta Fabiane Moreno da Silva Carvalho

Este é um post de uma série, com o objetivo de realizar um acompanhamento histórico da minha passagem como aluna de dois cursos superiores 100% EAD. Aonde vou manter registro das minhas participações nos fóruns e outras atividades. Vamos lá!

“marginalizados historicamente”, “vencer na vida”, “posição de sucesso”, “Nossa sociedade não é perfeita”
por Professor Dr. Fábio da Silva (Video Aula 4).

"Homem de Sucesso" - Google Search Results

Sob a perspectiva de quem? Quem dita a regra do que é perfeição, sucesso ou vencer na vida? A maioria? Então se a maioria concordar que sucesso é ter coragem de matar alguém ou se atirar da ponte, você ou eu temos que seguir estes critérios? Por que a maioria vence? Por que não podemos ter diferentes critérios de satisfação, sucesso e encarar as diferentes definições e perspectivas sobre a vida?

Cada um tem uma opinião, ou perspectiva. E sim, podem ocorrer agrupamentos por interesses e opiniões, mas nunca consenso unânime. A vida é infinita em possibilidades, uma sociedade determinista sob uma única perspectiva, mata o poder da criatividade em inovar. Podemos nos auto-organizar em grupos por similaridade e afinidade, algo que naturalmente já acontece, mas não governada sob um único teto legislativo ou educacional. É muita arrogância achar que uma única ideologia política, pode governar o mundo de forma justa à todas as perspectivas existentes, quanto mais as novas que nascem todos os dias. É um sistema fadado ao insucesso. E estes problemas só irão aumentar, uma vez que o mundo caminha para um governo único e a globalização formaliza os padrões sociais em uma cultura única da humanidade. É hora de por a mão na massa e repensar tudo isso.

Para responder esta pergunta, devemos levar em conta algo primordial em relação a ela: vantagens e desvantagens para quem?

Este sistema é bastante complexo. Pelo seu tamanho, influencia toda nossa sociedade em diversos níveis. O propósito do ensino superior, pode ser questionado como valor para a sociedade, tanto de forma total à humanidade, como para cada grupo por afinidades sociais e ideológicas.

A nação brasileira é bastante diversificada entre suas origens culturais. O sistema educacional e universitário global foi desdobrado no Brasil estendendo os interesses europeus às suas colônias. As universidades nasceram em função da necessidade da alta burguesia em manter seu crescimento financeiro sob o domínio do trabalho, escravista pela violência e ausência de liberdade. Essa política se mantém em diferentes proporções e realidades maquiadas por segurança (modelo teórico proposto Marx).

"Homem de Sucesso" - Google Search Results

Esta realidade é bastante atual. Estamos hoje num mundo, aonde as 63 pessoas mais ricas possuem o mesmo que a outra metade mais pobre, isso mesmo, 63 pessoas controlam o mesmo que 3,4 bilhões de pessoas. E tem gente que ainda acha que existe burguesia no Brasil.

O controle do sistema financeiro mundial está na mão do cartel dos bancos centrais, que por sua vez, são instituições privadas corporativas. Hoje o preço para comprar um congresso é menor do que a inflação imposta pelos bancos centrais aos mesmos, que vão se refletir à sociedade de maneira perceptiva em uma ou duas gerações. Portanto, a vontade política é inexistente ao longo prazo. O que leva a ações imediatistas como um sistema de cotas.

O sistema de cotas pode ser considerado irrelevante ou relevante ao ensino superior, dependendo da perspectiva do observador. Desde que mantenha a sociedade trabalhista escrava ao sistema monetário mundial. E os poderes políticos sob controle corporativo internacional, está tudo dentro do programa globalista previsto. O que faça a sociedade permanecer submissa às idéias macro econômicas, serve para alimentar o processo produtivo mundial e o crescimento financeiro da mesma porcentagem de pessoas que estão em níveis mais altos do topo desta pirâmide.

Ficam as perguntas: é justo considerar a visão de “homem de sucesso”, como a grande escalada ao topo da pirâmide? E que tipo de sociedade você acha que vamos produzir com este propósito generalizado? Uma sociedade justa? Uma sociedade boa? Para quem? Qual é o problema do formato pirâmide, a base ou o topo? Porque organizar o mundo todo apenas em um único formato?

A escalada até o topo desta pirâmide, pode ser alcançada em diferentes níveis das sub-pirâmides dentro dos micro-sistemas que formam esse sistema global e é chamado de “vencer na vida” ou “posição de sucesso” ainda nesta Web Aula. E aqui aparece o principal ponto desta pergunta: Porque participar do ensino superior como ele é hoje, se para isso devo seguir seus propósitos?  Ou seja, estar na sua posição de sucesso, é alimentar o propósito de quem criou este sistema educacional? Podemos, em diferentes culturas e diferentes agendas, dar novos propósitos a uma formação acadêmica superior e criar outros sistemas e não tentar ficar mudando um sistema criado por outros e sob controle de outros? O propósito destes que controlam o sistema educacional, servem aos propósitos de classes realmente? E raciais? E humanos?

Percebo que joguei mais perguntas do que respostas. De qualquer forma, acredito que cada um deve seguir em busca das próprias respostas e compartilharmos perspectivas, ideologias e realidades para compor habitats sociais relevantes e diversificados. E cada um evoluir a comunidade que acredita. Enquanto muitos investem seu tempo lutando pela inclusão no ensino superior, vejo um movimento diferente de libertação do mesmo sistema e seus propósitos, mas mantendo o aprendizado e a busca por conhecimento e desenvolvimento humano.

Referências
CARVALHO, José Jorge. O Confinamento racial do mundo acadêmico brasileiro. Revista USP, n. 68, dez./fev., 2005/2006. Disponível em: <http://www.usp.br/revistausp/68/08-jose-jorge.pdf > Acesso em: set. 2012.
CLIPPING COMVEST. 25/08/2008. Disponível em: <http://www.comvest.unicamp.br/clipping/ano2008/clipping0925.html > Acesso em: set. 2012.
FILGUEIRAS, Carlos A. L. A Química na educação da Princesa Isabel. Química Nova, v. 27, n. 2, mar./abr., 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-40422004000200031&script=sci_arttext > Acesso em set. 2012.
GONÇALVES, Ana Maria. A Mídia, as cotas e o sempre bom e necessário exercício da dúvida. Disponível em: < http://www.revistaforum.com.br/idelberavelar/2012/05/05/a-midia-as-cotas-e-o-sempre-bom-e-necessario-exercicio-da-duvida-por-ana-maria-goncalves/ > Acesso em: set. 2012.
INCLUSÃO da USP não beneficia aluno negro. Veja, 9 ago. 2012. Disponível em: <http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/inclusao-da-usp-nao-beneficia-aluno-negro > Acesso em: set. 2012.
MAESTRI, Mário. O Escravismo colonial: revolução copernicana de Jacob Gorender. Espaço Acadêmico, n. 35, abr., 2004. Disponível em: <http://www.espacoacademico.com.br/035/35maestri.htm > Acesso em set. 2012.
ORVIEW of a race and Hispanic origin: 2010. 2011 Disponível em: <http://www.census.gov/prod/cen2010/briefs/c2010br-02.pdf > Acesso em: 17 set. 2012
POLITICAS de cotas da UEL. Portal da UEL. Disponível em: <http://www.uel.br/prograd/index.php?content=cotas/panorama_p2.html> Acesso em: 17 set. 2012
SILVA, Aline da Costa.  Anglos e lusos: encontros com as Américas. In: Perspectivas Históricas. Disponível em: < http://www.ufrrj.br/graduacao/prodocencia/publicacoes/perspectivas-historicas/artigos/12.pdf > Acesso em set. 2012.
VELLOSO, Jacques. Cotistas e não-cotistas: rendimento de alunos da Universidade de Brasília. In: Cadernos de Pesquisa, v. 39, n. 137, mai./ago., 2009. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/cp/v39n137/v39n137a14.pdf>. Acesso em set. 2012.
SUGESTÕES DE LEITURA
AMADEI, Stella. Sistema de cotas na Uerj: uma análise quantitativa dos dados de ingresso. Revista Eletrônica do Vestibular, a. 1, n. 2, 2008. Disponível em: <http://www.revista.vestibular.uerj.br/artigo/artigo.php?seq_artigo=6 > Acesso em: set. 2012.
AZEVEDO, Celia Maria Marinho. Anti-racismo e seus paradoxos: reflexos sobre cota racial, raça e racismo. São Paulo: Annablume, 2004.
HUMES, Karen; JONES, Nicholas A.; RAMIREZ, Roberto R. Overview of race and Hispanic origin: 2010. Disponível em: <http://www.census.gov/prod/cen2010/briefs/c2010br-02.pdf > Acesso em: set. 2012.
MEC e universidades estudam planos para combater evasão. 15/02/2012. Disponível em: <http://bcufrgs.blogspot.com.br/2012/02/mec-e-universidades-estudam-planos-para.html > Acesso em: set. 2012.
MEDICINA é o curso mais concorrido na UEPG. 27/10/2011. Disponível em: < http://portal.uepg.br/noticias.php?id=798 > Acesso em: set. 2012.
REIS, João José; GOMES, Flávio dos Santos; CARVALHO, Marcus J. M. O Alufá Rufino: tráfico, escravidão e liberdade no Atlântico negro (c. 1822 – c. 1853). São Paulo: Cia das Letras, 2010.
SILBERSTEIN, Emília. STF aprova por unanimidade sistema de cotas da Unb. Brasília: UnB Agência, 26/04/2012. Disponível em: <http://www.unb.br/noticias/unbagencia/unbagencia.php?id=6512 > Acesso em: set. 2012.
ZONINSEIN, Jonas; FERES Jr., João (orgs.). Ação afirmativa no ensino superior brasileiro. Belo Horizonte/Rio de Janero: Editora UFMG/Humanitas, 2008